sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A vida é feita de escolhas


"A vida é feita de escolhas" - acho que não há frase mais verdadeira e que faça tanto sentido na minha vida nos últimos anos. Somos responsáveis por toda e por cada escolha que fazemos, por cada decisão que tomamos e cada atitude que temos, e precisamos saber a lidar ou enfrentar as consequências de nossas escolhas.

Existem fases da vida em que isso não é tão importante, em que as consequências não são dolorosas, até porque nossa personalidade e nosso espírito ainda está bem desapegado a tudo, que é quando somos adolescentes querendo ser adultos logo, mal sabemos que a tendência é sempre piorar, e essa é outra frase que eu levo muito a sério. Vivemos a vida como queremos nesse período, tomamos atitudes que não nos fazem pensar no que pode vir depois e no que pode causar, porque de verdade é uma fase que não levamos a vida tão a sério. É muito mais fácil fazer uma escolha, você ainda tem tempo de sobra pra errar e aprender.

Então acaba o Ensino Médio e sua vida começa a mudar, as primeiras escolhas sérias começam a aparecer como: Qual curso na faculdade eu quero fazer? Devo tentar fazer cursinho e prestar alguma pública? Ou devo começar logo alguma particular? E aí geram algumas dúvidas, algumas confusões. Eu sempre fui determinada em algumas coisas nesse aspecto, já no 2° ano do Ensino Médio, queria poder fazer um cursinho logo e prestei o Enem como treineiro. Estava planejando meu futuro desde já e ansiosa por isso. No 3° ano do Ensino Médio fiz cursinho pré-vestibular ao mesmo tempo, e foi bem cansativo. No ano seguinte fiz mais um ano apenas de cursinho, quasei passei na Unesp, fiquei na lista de espera e foi por pouco que não entrei. A decisão ai já estava tomada, não iria fazer mais anos de cursinho para tentar e iria para uma particular mesmo.

O curso, eu sempre fui determinada quanto a isso, nunca pensei em outro, e seria Psicologia. Na verdade, não achava outro curso que eu me identificasse mais do que esse. Não gostava de matemática e queria distância. Comecei em uma faculdade particular mesmo a fazer Psicologia, estava bem empolgada. No começo vi que era bem puxado, que tinha que ler muito e participar de todas as aulas se quisesse realmente entender, mas isso eu já sabia, já tinha noção. No meio do ano começou a me gerar dúvidas quanto a continuar no curso, porém não tinha ideia de outro curso fazer e continuei, terminei o ano. Quando iria pro 2° ano, decidi parar e fui atrás de um curso que havia me gerado interesse que foi Publicidade e Propaganda, que além de ser numa faculdade mais longe, era muito mais caro. Corri atrás e fiz de tudo para mudar, foi uma burocracia imensa e eu quase não consegui. Troquei, fiz 3 meses de faculdade e acabei vendo que não gostava de nada daquilo, eu nunca havia tido interesse por aquele curso na vida, e senti falta dos estudos de Psicologia. Ai que veio a consequência ruim e realmente dolorosa de uma escolha, feita sem pensar profundamente, feita na impulsividade, outra palavra que não é muito legal. E agora já estava numa fase em que começamos a levar a vida a sério, que estamos realmente preocupados com o nosso futuro e ansiosos demais para nos tornamos alguém profissionalmente.

Não consegui voltar para o curso esse ano, pois como é semestral e parei no semestre que começa no começo do ano, só consigo voltar em começo de ano. Estou desde Abril sem estudar, parada, apenas trabalhando e vejo como o conhecimento de cada dia me faz falta, por mais que fazer uma faculdade seja cansativo, seja exaustivo e possa te deixar louca em alguns períodos, eu prefiro esse tipo de loucura do que a loucura de não fazer nada e fazer as mesmas coisas todos os dias. Estou sofrendo as consequências de uma escolha que fiz, de uma decisão que tomei. É difícil lidar e ver como um aprendizado na sua vida, o pensamento de que perdemos um ano da sua vida e um ano de faculdade por uma escolha errada é muito doloroso. 

Nunca podemos saber se nossas escolhas são certas ou erradas, não dá para saber o que vai acontecer e como vamos lidar com qualquer que seja a consequência de tudo isso. Quando somos impedidos de continuar algo que entendemos como a escolha certa é ruim, é doloroso. A única coisa boa de tomar uma decisão errada e sofrer é ter a certeza absoluta de qual era a decisão certa. De tentar não cometer mais o mesmo erro, e não digo apenas para o curso da faculdade, mas para a vida inteira! 

Vivemos o tempo todos expostos a errar, porém se em algum momento pararmos para analisar, observar, pensar, refletir profundamente sobre aquilo saberemos o que é certo e errado para nós, saberemos no fundo do nosso coração o que pode fazer mal, o que pode fazer bem e também o que pode fazer mal no começo para depois fazer bem. 

Após a minha experiência, tento sempre pensar diversas vezes antes de escolher algo na minha vida. Antes de tomar alguma decisão, afinal a gente cresce e não é tudo tão fácil como o Ensino Médio.

"A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo para a frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás."

Nenhum comentário: